Quantas pessoas visitaram esse blog ?

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Um espaço não formal: Estação de Tratamento de Água e Esgoto

Ter como base apenas o ensino formal na educação infantil, acaba tornando a aprendizagem mais difícil por parte das crianças. Mantê-las apenas em sala de aula, não favorece um aumento do interesse. Ao entrar em contato com os espaços não formais, podendo visualizar “de perto” como ocorre na prática o que foi estudado em sala, um maior interesse é despertado nas crianças.

O tema escolhido para ser trabalhado como um “projeto”, visando um modo mais interativo com as crianças, foi a ÁGUA. É importante ressaltar para a educação infantil a importância dessa substância química, que sem ela é impossível viver. Tendo como principal objetivo mostrar para as crianças a importância da água, decidiu-se ensinar em relação ao seu uso, e seu tratamento, conscientizando-as em relação à poluição e ao desperdício.


Ao estudar em sala sobre a água e o esgoto, sugeriu-se que fosse feita uma visita a uma Estação de Tratamento de Água e Esgoto. Na teoria, ensinou-se às crianças a importância desse procedimento, consequentemente o uso da água e os cuidados com o esgoto.

 

A Estação de Tratamento é responsável por tratar a água, de modo que seja reduzido a concentração de poluentes, até não apresentar riscos para a saúde da população; e também por tratar resíduos domésticos e/ou industriais, os esgotos, para depois serem despejados no mar ou rio, com um nível de poluição aceitável.



Sendo assim, durante a visita a esse espaço não formal, pode-se despertar interesse e curiosidade das crianças, complementando assim o estudo teórico feito em sala de aula.



Apesar de ser uma visita muito interessante e importante , é preciso tomar muito cuidado, devido à grande presença de tanques com água e produtos químicos. A visita deve ser acompanhada por um monitor e os respectivos acompanhantes. Além disso, por se tratar de um grupo infantil, a linguagem deve ser adequada, possibilitando o entendimento de todos, é bom o uso de comparações, podendo ter outras meio da criança entender o assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário