Quantas pessoas visitaram esse blog ?

terça-feira, 29 de novembro de 2011

A visita propriamente dita


     Uma boa atividade prévia antes da visita à Estação de Tratamento de Água e Esgoto, é a apresentação de uma maquete para a turma, além de mostrar alguns vídeos e fotos. Isso pode ajudar em um melhor entendimento durante a visita, já que uma “parte” foi vista antes em sala de aula.

       Durante a visita, o uso de algumas metáforas e analogias por parte de professor pode facilitar o entendimento do aluno; é possível comparar a Estação de Tratamento com um filtro.

    Chegando à Estação de Tratamento de Água e Esgoto, alguns recados devem ser dados, sendo o principal deles, o CUIDADO; este local de visita apresenta tanques e muitos produtos químicos, então deve-se deixar claro para os alunos a necessidade de um bom comportamento.

    Antes de seguir para a visita em si, o técnico e/ou o professor dará uma pequena explicação sobre o que será visto; além de enfatizar isso durante o passeio. As etapas que os alunos observarão durante a visita, em uma estação de tratamento de água, serão:
1) Pré Cloração -> Na chegada da água na estação é feita uma pré cloração, para eliminação da maior parte dos microrganismos.

2) Aplicação de cal e coagulante -> A água bruta recebe, quando necessário, uma quantidade de cal para a correção de pH. Aplica-se coagulante (sulfato de alumínio) ao passar na calha parshall, que causa a mistura rápida do coagulante à água, e faz-se a avaliação da água que está entrando na ETA (Estação de Tratamento de Água)


3) Floculação -> Após a mistura rápida ou a coagulação, a água vi para os tanques de floculação, onde a água vai ser ligeiramente agitada ocasionando a produção dos flocos

4) Decantação -> Logo depois de passar pelos floculadores, a água floculada entra nos tanques decantadores, onde os flocos, por serem mais pesados que a água, depositam-se no fundo, a água é recolhida na superfície

5) Filtração -> Depois da decantação, a água passa pelos filtros. Os filtros são compostos por camadas de carvão mineral e areia de várias espessuras para a retirada das partículas de sujeira ou mesmo microrganismos maiores que se encontram na água

Após essa sequência, são adicionados os seguintes produtos:
Cloro: ajuste do valor de cloro residual para manter a água clorada durante a distribuição e armazenamento
Fluor: atua na prevenção das cáries dentárias na faixa etária de 0 a 14 anos
Cal: produto químico específico que funciona para eliminar a acidez da água devido aos produtos adicionados anteriormente.

Após todos esses processos a água estará ponta para ser consumida!!

As etapas que os alunos observarão durante a visita, em uma estação de tratamento de esgoto, serão:
 
1) Tratamento preliminar
- Gradeamento -> Etapa na qual ocorre a remoção de sólidos grosseiros-
- Desarenação -> remoção da areia por sedimentação
2)Tratamento primário
- Floculação -> adição de produtos químicos que promovem a
aglutinação e o agrupamento das partículas a serem removidas
- Decantação Primária -> eparação sólido (lodo) – líquido (efluente bruto) por meio da sedimentação das partículas sólidas.
- Peneira Rotativa -> separar sólidos com granulometria superior à dimensão dos furos da tela.

3) Tratamento secundário
- Tanque de Aeração -> remoção da matéria orgânica é efetuada por reações bioquímicas, realizadas por microrganismos aeróbios (bactérias, protozoários, fungos etc).
- Decantação Secundária e Retorno do Lodo -> ocorre a clarificação do efluente e o retorno do lodo.
- Elevatória do Lodo Excedente 
- Descarte do Lodo -> descarte do lodo excedente.

4) Tratamento de lodo
- Adensamento do Lodo -> redução do volume do lodo.
- Digestão Anaeróbia -> ocorre a estabilização de substâncias instáveis e da matéria orgânica presente no lodo fresco.
- Condicionamento Químico do Lodo -> ocorre a estabilização do lodo pelo uso de produtos químicos tais como: cloreto férrico,cal, sulfato de alumínio e polímeros orgânicos.
- Desidratação do lodo -> remoção de umidade do lodo, com o uso de equipamentos tais como: centrífuga, filtro prensa ou belt press.
- Secagem do lodo -> secagem do lodo, com o uso de secador térmico.

5) Tratamento tercário


Um comentário:

  1. Apesar de eu não ser a favor de posts gigantes o de vocês é cheio de conteúdo, e quebrar a linha de raciocínio não seria uma boa idéia...

    AMEI ! *-*

    Parabéns <3

    ResponderExcluir